Pesquisadores que buscam a Arca de Noé anunciaram uma nova descoberta em uma montanha na Turquia. A equipe, formada por cientistas turcos e americanos, afirma ter identificado quartos e corredores dentro de uma estrutura em formato de barco que, segundo eles, pode ser a Arca de Noé, descrita na Bíblia.
As “descobertas animadoras” foram reveladas nesta segunda-feira (19), pelo projeto Noah’s Ark Scans, após novas análises de solo e a reinterpretação de varreduras de radar de penetração no solo (GPR) feitas em 2019. A estrutura investigada está localizada na Formação Durupinar, um monte de 163 metros de comprimento formado por limonita — um tipo de minério de ferro — e que fica a cerca de 35 km ao sul do cume do Monte Ararat, na Turquia, próximo à fronteira com o Irã.
Segundo os pesquisadores que buscam a Arca de Noé, as dimensões da estrutura são compatíveis com as da estrutura mencionada na Bíblia. Eles também apontam que a análise recente do solo da montanha na Turquia mostrou níveis elevados de matéria orgânica e potássio, indicando a possível presença de madeira em decomposição ou outros materiais típicos de uma estrutura construída pelo homem.
“Esses resultados fornecem evidências convincentes de uma estrutura única, potencialmente feita pelo homem, abaixo da superfície, distinta do fluxo de lama circundante”, afirmaram os cientistas, em declaração ao jornal britânico Daily Star.
As amostras da montanha foram coletadas em setembro de 2024 e analisadas em dezembro do mesmo ano. Para o especialista em solos William Crabtree, os dados apontam para algo fora do comum. “A composição do solo é marcadamente diferente do fluxo de lama natural, indicando algo extraordinário neste local”, afirmou.
As investigações seguem em andamento, e a equipe do projeto Noah’s Ark Scans promete divulgar novas atualizações conforme os estudos avancem.