Depois do Ozempic ter ficado famoso por provocar emagrecimento em seus usuários, o remédio visado da vez é o Mounjauro. As duas medicações, no entanto, não foram feitas para este fim, mas sim para tratar a diabetes tipo 2. O emagrecimento é apenas um dos efeitos colaterais que elas provocam.
De acordo com o Tua Saúde, o Mounjauro é indicado para adultos que possuem diabetes tipo 2 descontrolada e, ainda assim, em casos específicos. Assim como o Ozempic, ele também é vendido na forma de caneta com doses variadas. Sua venda deve ser feita sob prescrição médica.
O Mounjauro faz com o que o paciente perca peso, porque envia sinais de saciedade ao cérebro. Dessa forma, o individuo passa a comer menos e, consequentemente, emagrecer. Ainda assim, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não deu aval para que o fármaco seja usado para a estética, pois não há essa indicação de forma oficial.
E porque ele está sendo tão visando? Alguns estudos indicaram que ele é mais eficaz na perda de peso do que o Ozempic, que já estava sendo usado de forma indiscriminada.
A principal diferença entre os dois remédios está na composição. O Mounjauro tem como principal componente o tizerpatida. O Ozempic por sua vez usa semaglutida.