Um terremoto de magnitude 5,8 foi registrado nesta quinta-feira (1º) na província de La Rioja, localizada no noroeste da Argentina. O abalo sísmico ocorreu por volta das 13h04 no horário local e foi confirmado pelo Centro de Pesquisa para Geociências (GFZ), da Alemanha.
Segundo os dados divulgados, o epicentro do sismo foi registrado a uma profundidade de 10 quilômetros, o que pode ter intensificado sua percepção na superfície.
De acordo com o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina (INPRES), este foi o terceiro terremoto registrado na região apenas nesta quinta-feira – e o mais forte do dia. Os outros dois, de magnitudes 2,7 e 2,8, aconteceram pouco antes, entre 12h54 e 12h57, também em La Rioja.
O jornal argentino Clarín informou que o tremor de magnitude 5,8 chegou a ser sentido por moradores de edifícios altos na província vizinha de Córdoba. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos estruturais significativos.
Monitoramento de terremoto na Argentina
A Argentina, especialmente a região do noroeste andino, está localizada em uma zona geologicamente ativa e é monitorada constantemente por agências nacionais e internacionais devido ao risco de terremotos.