A psicanalista, sexóloga e pedagoga Angela Sirino acaba de lançar o livro Caminhos de Esperança, que mostra como superar as angústias do passado e mágoas que se transformaram em barreiras invisíveis que impedem o crescimento espiritual.
A obra, lançada pela Editora Vida, mostra que é possível transformar a dor e descobrir um novo propósito, para isso, a autora traz uma combinação de fundamentos da psicanálise com princípios bíblicos.
Um dos pontos centrais do livro é propor uma jornada de cura emocional e autoconhecimento, levando o leitor a confrontar lembranças dolorosas e então encontrar a liberdade individual.
– Ressignificar não é apagar o passado, mas aprender a olhar para ele sem que possa nos paralisar. Ou seja, denota mudar a maneira como enxergamos nossas experiências. É como aplicar um filtro em uma foto. A imagem é a mesma, mas o efeito pode suavizar contrastes, destacar nuances ou alterar a paleta de cores – explica Angela.
E continua:
– Não se trata de negar traumas, nem fingir que nada aconteceu, mas reconhecer o que aconteceu, encarar as feridas e dar um novo significado à dor, para que ela seja uma parte da nossa história, em vez de nossa definição.
CIÊNCIA E FÉ NO PROCESSO
DE CURA DO EMOCIONAL
Angela Sirino atua há duas décadas na área, sendo detentora do título de Doutor
Honoris Causa em saúde mental. Como cristã, ela faz questão de trazer para o
livro não apenas a parte científica do assunto, assim, também ensina como a
espiritualidade judaico-cristã pode ajudar a lidar com bagagens emocionais.
Em Caminhos de Esperança, Angelo ainda compartilha ferramentas como tabelas para registrar sentimentos, exercícios terapêuticos e atividades práticas reflexivas. O objetivo é auxiliar o leitor a enfrentar de forma prática problemas emocionais e psicológicos, como a solidão, sobrecarga, ansiedade, culpa, ressentimento, dificuldades conjugais, luto, entre outros.