Mais de 700 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo no primeiro semestre de 2024. Os dados constam em um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Descontos sem autorização motivaram a megaoperação da Polícia Federal (PF), na última quarta-feira (23).
As reclamações foram feitas em canais de atendimento do INSS. O número de beneficiários que registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo no primeiro semestre do ano passado chegou a 742.389.
Em 709 mil desses casos (95,6% do total), os aposentados informaram que não tinham autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha.
Segundo a CGU, “o quantitativo de requerimentos de exclusão de descontos de mensalidades associativas efetuados […] sinalizam que não é possível assumir como parâmetro balizador das decisões e ações sob a responsabilidade do INSS a boa-fé, em especial considerando os reflexos diretos no valor do benefício pago aos segurados do INSS em virtude da realização desses descontos”. As informações são do G1 e do portal NSC.