O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (14), o lançamento do programa Mais Professores, para aumentar a atratividade da carreira docente e incentivar mais jovens a escolherem as licenciaturas, além de oferecer benefícios aos profissionais já formados. O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Conforme o MEC, o programa visa valorizar e qualificar a profissão, além de estimular a docência em todo o país. A iniciativa, que vem sendo discutida desde 2024, foi finalmente formalizada e inclui uma série de medidas para melhorar as condições dos profissionais da educação.
Principais medidas do pacote
Além das medidas do Mais Professores, o MEC já implementou duas alterações significativas no sistema de formação de docentes. A primeira definição de um limite de 50% da carga horária em educação a distância nos cursos de licenciatura e pedagogia. A segunda mudança é a avaliação anual dos concluintes de cursos de licenciatura e Pedagogia, a partir de 2024, através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O governo federal espera que as novas medidas beneficiem cerca de 2,3 milhões de professores em todo o Brasil, com a expectativa de fortalecer a educação no país, garantindo mais reconhecimento e apoio aos profissionais da área.
*Com informações de O Globo