A gelatina é um doce super comum em todo o Brasil. É o tipo de sobremesa que você encontra em festas e que as famílias brasileiras adoram fazer para comer no dia a dia. Além de ter um custo-benefício acessível, o alimento também oferece benefícios para a saúde.
A gelatina é feita a partir do colágeno extraído do couro e dos ossos dos animas. Por isso, se consumida de forma saudável, com frutas e sem açúcar, será um ótima opção de sobremesa. Ah, e ela ainda tem poucas calorias.
O colágeno é o ouro da gelatina. É o que torna esse alimento simples tão especial. O colágeno é uma proteína estrutural, composta por fibras sendo muito importante para a firmeza, elasticidade e resistência da pele, dos ossos, ligamentos, articulações e cartilagens.
Pele – a gelatina pode promover o fortalecimento, a firmeza e a hidratação na pele devido os aminoácidos presentes em sua composição.
Unhas e cabelos – também devido ao colágeno, o doce deixa os cabelos e as unhas mais saudáveis e menos quebradiços.
Articulações – de acordo com especialistas, o consumo rotineiro desse alimento pode ajudar na saúde das articulações, pode ajudar a prevenir problemas futuros e colaborar no alívio de sintomas de quem sofre com osteoporose, por exemplo.
Uso diverso – a gelatina é usada em espessantes, estabilizantes e até em medicamentos.
Assim como a maioria dos alimentos, é importante ficar de olho nos ingredientes das marcas de gelatina. Se tiver corante e açúcar, o alimento deixa de ser saudável. Por isso, o mais indicado é que você opte por gelatinas incolores e sem açúcar. A dica para deixar saborosa é comer com frutas, sementes e adoçar com mel.