

Mais de 170 mil eleitores em Goiás solicitaram a transferência de domicílio eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para participar das Eleições Gerais de 2026. De acordo com balanço parcial divulgado pelo órgão, foram registradas 171.108 transferências desde o encerramento das eleições municipais de 2024.
O número coloca o serviço entre os mais procurados pelos eleitores no período de preparação para o próximo pleito. As solicitações incluem mudanças de residência dentro do próprio estado e também transferências para outras unidades da federação.
A atualização do local de votação é considerada essencial para garantir a participação do eleitor nas eleições. Segundo o TRE-GO, o maior volume de procura pelo serviço foi registrado nas últimas semanas antes do encerramento do prazo final para regularização do título eleitoral.
Ao todo, o tribunal contabilizou 497.715 atendimentos no período analisado. Além das transferências de domicílio eleitoral, foram realizados 178.895 alistamentos eleitorais — emissão do primeiro título —, tornando esse o serviço mais procurado pelos cidadãos. Em terceiro lugar aparecem as atualizações cadastrais, que somaram mais de 147.712 atendimentos.
O mês de abril concentrou o maior movimento nas unidades da Justiça Eleitoral em Goiás, com 94.314 atendimentos registrados em todo o estado. Já nos primeiros dias de maio também houve aumento significativo da demanda, provocando filas e intensa movimentação nos cartórios eleitorais e postos de atendimento.
O levantamento aponta ainda que os jovens entre 18 e 24 anos lideraram o número de requerimentos, totalizando 141.179 solicitações. As mulheres representaram a maior parte dos atendimentos, correspondendo a 53,89% da demanda, enquanto os homens responderam por 46,11%.

Os dados incluem atendimentos realizados em cartórios eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor e postos instalados em locais estratégicos, além de ações itinerantes promovidas em diversas regiões do estado.
Diante da alta procura, o TRE-GO ampliou o horário de funcionamento das unidades durante o período final de regularização eleitoral. Houve atendimento em fins de semana, feriados e horários estendidos, além da abertura de postos temporários para agilizar o fluxo de eleitores.
Somente no último dia do prazo, encerrado na quarta-feira (6/5), foram registrados mais de 20 mil requerimentos. Aproximadamente 9.300 senhas foram distribuídas para garantir o atendimento dos eleitores que permaneceram nas unidades até o fim do expediente.
Outros 19.497 eleitores optaram pelo autoatendimento por meio do site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Os pedidos realizados digitalmente deverão passar por análise nos próximos dias.
Eleições 2026
Em outubro de 2026, mais de 150 milhões de brasileiros estarão aptos a votar para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.
O primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 será realizado no dia 4 de outubro. Na ocasião, os eleitores deverão votar na seguinte ordem:
Caso haja necessidade de segundo turno para presidente da República ou governadores, a nova votação ocorrerá no dia 25 de outubro de 2026.
Especialistas destacam que a regularização antecipada do título eleitoral evita transtornos e garante maior tranquilidade aos eleitores no período próximo às eleições.
Fonte: Informações Agencia Brasil.