

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta sexta-feira que o governo federal deve aprovar o aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, passando dos atuais 30% para 32% (E32). A proposta será analisada na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética, prevista para o início de maio, e integra a estratégia para reduzir a dependência de combustíveis importados.
De acordo com o ministro, a ampliação do teor de etanol pode levar o país à autossuficiência no abastecimento de gasolina. A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que a medida reduza em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importações.
Silveira destacou que a proposta se baseia em testes técnicos realizados anteriormente, durante a implementação do E30, em 2025, que comprovaram a viabilidade da mistura. Ele também relacionou a iniciativa ao cenário internacional instável e à necessidade de fortalecer a segurança energética nacional.

Segundo o ministro, a proposta será apresentada ao CNPE com caráter inicial temporário, com validade de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período. A expectativa é que, além de reduzir a dependência externa, a mudança contribua para dinamizar a economia, gerar empregos e ampliar a renda no setor energético.
Outro impacto esperado é a melhoria na logística de combustíveis. Com a diminuição das importações de gasolina, parte da infraestrutura atualmente utilizada para esse fim poderá ser redirecionada, aumentando a eficiência no transporte de outros combustíveis, como o diesel.
A medida faz parte de um conjunto de ações do Ministério de Minas e Energia voltadas ao fortalecimento da segurança energética no curto prazo, além da busca por soluções estruturais para garantir o abastecimento sustentável no país.
Fonte: Informações Mais Goiás.Parte inferior do formulário